Servidores de email (SMTP, POP3 e IMAP)

 

Email é um dos alicerces da Internet, permitindo a comunicação de mensagens entre pessoas e também a troca de arquivos, embora não tenha sido planejado inicialmente para arquivos, é o análogo digital das cartas e serviços postais.

Os emails são transportados digitalmente pela Internet pelos servidores dos remetentes e destinatários usando o protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de correio simples) e sua versão criptografada SMTPS, entre o servidor final e o usuário os emails são lidos utilizando dois protocolos básicos, o POP3 (Post Office Protocol 3 - Protocolo de agência postal versão 3) e outro protocolo chamado IMAP (Internet Message Access Protocol - Protoclo de Acesso à Mensagens de Internet), sendo que o IMAP é o protocolo mais utilizado hoje em dia por ser mais avançado permitindo várias pastas internas e manter de forma mais organizada cópia das mensagens no servidor de emails, permitindo assim uma forma de backup destas mensagens.

Para fazer funcionar o email existem vários programas que podem falar esses protocolos, cada programa tem suas vantagens e desvantagens e devem ser utilizados no momento certo para favorecer estas vantagens. Também existem outros protocolos internos utilizados pelos programas e extensões de protocolo, um deles é o SIEVE que permite o programa de email enviar ao servidor filtros de mensagens, informando o servidor para mover certas mensagens para pastas ou por exemplo ter uma resposta automática para alguns casos como por exemplo quando estiver fora do escritório em férias.

Não é possível falar hoje em dia sobre email sem citar o grande problema dele que é o SPAM. Para lidar com SPAM existem várias soluções como filtros básicos, filtros adaptativos com aprendizado como os baseados em Bayes, sistemas de greylisting que só aceitam o email em sua segunda tentativa de envio pois muitos SPAM somente são enviados uma única vez e muitos outros sistemas. Trabalhamos com os mais modernos sistemas de controle de SPAM, que utilizam todas essas técnicas em conjunto quando possível (greylisting pode atrasar o recebimento de emails em 15 minutos ou até algumas horas, portanto vários clientes não aceitam).

Alguns dos softwares utilizados nos servidores de email da Wexperts são:

  • Postfix, servidor SMTP de alta performance com algumas capacidades antispam e de fácil uso.
  • Exim, servidor SMTP de alta performance e muito customizável.
  • Sendmail, servidor SMTP de tecnologia mais antiga, porém pode ser muito poderoso e rápido se bem usado.
  • qmail, servidor SMTP de alta performance e que usa muitos poucos recursos, rodando em máquinas bem pequenas.
  • Dovecot, servidor POP3 e IMAP de alta performance com muita capacidade de extensões.
  • Cyrus, servidor POP3 e IMAP de alta performance.
  • SpamAssassin, sistema antispam com capacidade de aprendizado por algoritmos Bayes.
  • Amavis, sistema de antivirus para interligar com servidores SMTP.

Também utilizamos pacotes de software que utilizam os acima citados, o mais famoso deles é o Zimbra, um pacote completo com serviços de email, antispam e interface Web que vai além dos emails e permite sistema de colaboratividade entre seus usuários.

Estes servidores trabalham em sistemas UNIX, portanto podem ser usados em servidores Linux, servidores FreeBSD ou servidores OpenBSD, conforme o gosto ou necessidade do cliente.